terça-feira, 20 de setembro de 2016

Agraer aproveita período da colheita da melancia para conhecer sistema de cultivo



Para o plantio foram destinados cerca de 980 hectares e podem chegar a mil hectares.
Disposto a alavancar a produção de melancia na agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, visitou in-loco uma das propriedades que é referência em produção da fruta no município de Eldorado. Por conta da elevada produtividade ano a ano, a cidade é considerado hoje a capital da melancia no Estado.

Em um campo de 30 hectares, na Fazenda União, Felini percorreu algumas faixas da propriedade acompanhado de dois servidores da Agraer de Eldorado: o técnico agrícola Joil Moreira e o coordenador municipal Roberto Botega. “Vim para conhecer como é feita a cultura da melancia em Eldorado. Sua boa produtividade serve como modelo para outras cidades que assim como esta também tem clima e solo propício. Hoje, apenas 27% da melancia consumida no Estado é nossa, os 73% restantes são frutos da importação”, garantiu o diretor-presidente.

Somente a propriedade visitada é responsável por cerca de 500 toneladas de melancia/ano. “No período de colheita chega a sair carregamentos de até 50 toneladas em um único dia”, disse Botega que ainda informou que pela carga dos caminhões que ali se encontravam essa quantia já parecia ter sido atingida só naquela tarde. “Essas melancias já têm destino certo para Cuiabá (Mato Grosso) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Mas, como Eldorado está bem localizado geograficamente, com saída estratégica para o Sul do País, boa parte do que é produzido aqui vai para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou.

Para o plantio foram destinados cerca de 980 hectares e podem chegar a mil hectares. “Ainda há espaço aberto, ou seja, os produtores podem aumentar a quantia de terra”, observou o coordenador da Agraer de Eldorado que na região tem a missão de oferecer serviços de assistência técnica e extensão rural. “Tanto nessa como em outras propriedades de pequeno e médio porte temos a tarefa de fazer visitas técnicas e trocar ideias quanto ao sistema de plantio. Nos últimos cinco anos temos feito várias ações, inclusive chegamos a disponibilizar o caminhão da Agraer para puxar cerca de 200 toneladas de calcário para os agricultores, sem taxa de frete”, contou.

“É bonito de ver a fartura que há nessa propriedade, tanto pela beleza e tamanho das melancias, como pelos oportunidades oferecidas. Aqui se vê geração de empregos que vai desde os trabalhadores do campo até os motoristas dos caminhões”, avaliou o diretor-presidente Enelvo Felini.

Atento a demanda do mercado, Felini afirmou ter sido uma visita produtiva, tanto que muito do que foi observado ali servirá em ações da atual gestão da Agraer. “Seja pensando no andamento da construção da Ceasa de Dourados, obra que contribuirá muito com o escoamento de produtos do Sul do Estado, ou nas futuras reuniões com o governador Reinaldo Azambuja, tudo o que foi observado nos será útil de algum modo”, concluiu.
Fonte: Assessoria

Postado por Carlos PAIM

Nenhum comentário: